terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O Início!


Estudos feitos mostram que o uso da água para terapias começou quando o homem pré-histórico notou que lavando as feridas elas saravam mais rápido.


Os romanos foram os primeiros a utilizar as termas, na Antiguidade, já existiam construções especiais e balneários públicos encontrados na Caldéia, depois também encontrados na Pérsia e no Egito.
Em St. Moritz, na Suíça, existem encanamentos da Idade do Bronze na região das fontes naturais de águas quentes,onde os banhos termais se tornaram, através dos tempos, um centro da vida social, política e econômica.
O banho sempre foi uma atividade praticada por todos os povos no decorrer da história, tanto por motivos higiênicos quanto religiosos, por prazer, e com finalidades terapêuticas. Com o tempo eles foram tendo valor na questão medicinal, pois foi incorporado o uso dos benefícios terapêuticos dos diferentes tipos de água, do vapor e da transpiração, da utilização de ervas aromáticas e também como fonte de prazer.
Existiam diferentes tipo de banhos, e era aconselhados pelos médicos gregos o uso de óleos para untar o corpo antes da pessoa se secar e na água, as terapias feitas nas termas e balneários eram acompanhadas de dietas e massagens. Acreditavam em curas de doenças, como reumatismo e artrite, muitas dessas pessoas ficavam em media de 8 horas por dia nos banhos, elas passavam o tempo bebendo, comendo, fazendo negócios (eles discutiam política, projetos, e assinavam tratados com países vizinhos). Havia também termas para avivar energias, combater as fadigas, curar feridas. Uma das crenças era que as águas medicinais dos spas “abriam os úteros das mulheres estéreis”, acreditava-se que se as mulheres colocassem os pés nas águas no período de lua cheia, poderiam engravidar.
Os ricos e pobres tinham seu espaço nas termas, os ricos tinham seus banhos privados, e os pobres podiam solicitar as autoridades locais financiamento de cura anual.
No começo os banhos romanos eram de água fria e com pequenas piscinas, mas com a influência grega começou o uso do vapor com a finalidade de abrir os poros da pele e induzir a transpiração.
Foi nessa época que os romanos começaram a mostrar seus trabalhos artísticos, onde eram criados belos mosaicos, pinturas murais, estatuetas e fontes.
Com o Império Romano as termas expandiram-se para toda a Europa e norte da África, dando origem as cidades batizadas com prenomes ligados à água: Aix-le-Bains e Vichy na França, Wiesbaden e Baden Baden, na Alemanha, Bath, na Inglaterra.


Nenhum comentário: