terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Termas e sua arquitetura.

Normalmente, as termas romanas eram divididas em várias salas:


  • Apodyterium

O Apodyterium era, nas termas romanas
, a entrada principal, constituída por um quarto comprido ou largo, dotado de compartimentos nos quais as pessoas guardavam suas roupas e pertences, enquanto tomavam seu banho.
Escravos particulares, ou funcionários das Termas, chamados de capsarius, cuidavam dos pertences, enquanto os cidadãos desfrutavam dos prazeres do banho.
Homens livres ricos e suas mulheres traziam habitualmente vários escravos junto a si até o Apodyterium, como forma de exibir suas posições sociais. Estes escravos levavam toda uma parafernália de banho: acessórios e artigos de vestuário para banho, sandálias, toalhas de linho, e ainda óleos para unção, perfumes, esponjas, e Strigilis - instrumentos de metal recurvados para raspar o excesso de óleo, suor e sujeira dos corpos.



  • Tepidarium - banhos tépidos
Tepidarium era o local do banho morno (tépido).







O Tepidarium sucedia ao Caldarium e, também como este, possuía uma espécie de porão onde o ambiente era aquecido. Sua função era, principalmente, resfriar o corpo do banhista antes de seguir para o Frigidarium.
Em Pompéia existe um exemplar interessante de Tepidarium: era coberto por uma abóboda semicircular de madeira, enfeitada com relevos de estuque, em formato circular com pequenos nichos quadrados, separados uns dos outros.

Era um grande círculo no corredor central, para onde todos os outros corredores se dirigiam. Provavelmente era local onde os banhistas se agrupavam antes de se dirigir a um dos outros banhos (no Caldarium ou no Frigidarium). Ali o Tepidarium era ornamentado por ricos mármores e belos mosaicos; recebia sua iluminação através de janelas de ventilação nos lados, na frente e na parte de trás - e era onde parece ser o lugar destinado para as mais belas obras de arte: foi assim, por exemplo, nas Termas de Caracala, onde alguns dos ornamentos foram transportados para o Vaticano.



  • Praefurnium - local das fornalhas que aqueciam a água e o ar.

O Praefurnium trata-se de um espaço escavado parcialmente com estruturas relacionadas com um compartimento subsidiário - a fornalha.



  • Caldarium - banhos de água quente



Caldarium (também chamado Calidarium, Cella Caldaria ou Cella Coctilium), era o nome de um dos cômodos das termas onde havia os banhos públicos.
Este quarto era muito quente e cheio de vapor, sendo a água aquecida no hipocausto (uma espécie de porão onde o ambiente era aquecido).
Era o local mais quente na sucessão dos quartos de banho das termas. Pela ordem, do Caldarium passava-se para o Tepidarium e dali ao Frigidarium.
Dentre os equipamentos ali existentes poderia haver o banho de imersão na água aquecida (no alveus ou solium, espécie de piscina quente ou banheira). Também havia, em algumas das termas, o Laconicum - uma espécie de sauna seca, bastante quente para induzir a sudação.

  • Frigidarium - banhos de água fria

O Frigidarium consistia, no local onde se tomava um banho frio.
Era basicamente uma piscina para imersão até a altura do ombro - podendo ser grande ou pequena. Sua função era, depois de terem os banhistas abertos seus poros com os banhos quentes do Tepisarium e do Caldarium, fechá-los novamente.
Era a última das etapas dos banhos públicos.
As maiores do mundo eram as das Termas de Caracala as das Termas de Diocleciano, em Roma.

  • Sudatorium - espécie de sauna.

Sudatorium era o nome dado para o cômodo onde os banhistas sentavam-se para, com o calor ali produzido, provocar o suor.
Ao contrário do Cadarium, onde o calor vinha pelo banho quente, aquecido numa espécie de porão, nestas salas o aquecimento dava-se por um sistema, semelhante a chaminés, que partia de lareiras dispostas no ambiente, aquecendo as paredes laterais através das chaminés.vEspécie de sauna coletiva, o Sudatorium não era um dos elementos obrigatórios das Termas.

Um comentário:

Fernanda disse...

Ola..muito bacana seu blog! Sou sua colega de TFG e meu tema é um centro de bem estar... Tb estou utilizando as termas romanas como inspiração...
Vc tem bastante material sobre o assunto? estou buscando livros e revistas que falem mais sobre!!!
caso tiver interesse tb tenho um material bacana q talvez possa te ajudar!
Um abraço e boa sorte Fernanda